Sessão – Eng. Controle e Automação – 2018

Estudante: André Luiz de Sousa Marcondes Reuter

Título: Armazenador interativo a baterias para redes inteligentes de distribuição de energia elétrica

Resumo: A expansão da matriz de distribuição de energia elétrica e o avanço das smart grids torna necessário a evolução dos sistemas de gestão das redes. Os armazenadores a bateria são parte fundamental destes sistemas. Este projeto consiste em desenvolver um sistema armazenador interativo à bateria para redes inteligentes de distribuição de energia elétrica. A interatividade consiste na capacidade do armazenador realizar diversas funções além das básicas de carga e descarga das baterias. O objetivo deste trabalho especifico é estudar os inversores, parte integrante do armazenador, e investigar as diferentes topologias, bem como as estratégias de modulação e controle.


Estudante: Daniele Kuchenbecker

Título: Armazenador Interativo à Bateria para Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica

Resumo: Esse projeto de pesquisa envolveu a análise de diferentes teorias de compensação de potência, com foco na Teoria p-q e na Teoria da Potência Conservativa (CPT). A compensação de potência reativa contribui para o aumento do fator de potência e traz benefícios como evitar aquecimentos excessivos, quedas de tensão e perdas de potência ao longo das linhas de transmissão. Para avaliar a eficácia das teoria, foi estudado, em simulação, um cenário de uma planta industrial, contendo um banco de capacitores e três diferentes cargas: um retificador a tiristor, uma carga puramente resistiva, e uma carga resistiva e indutiva (RL) em série.  Outro elemento estudado nesse cenário foi um gerador eólico, o qual pode ter sua capacidade ociosa aproveitada para compensação de potência. Foram avaliados, ainda, casos com desbalanço nas cargas e distorção de tensão, nos quais verificou-se que a CPT tem melhor desempenho.


Estudante: Felipe Antônio Miguel

Título: Aprimoramento de peças e conjuntos com a utilização de prototipagem rápida

Resumo: Modelos físicos são utilizados em atividades de expressão gráfica com sucesso, pois contribuem para ampliar o raciocínio espacial. Com a popularização de impressoras 3D, a prototipagem rápida de peças se conformou como grande aliada no ensino e pesquisa da área de engenharias. No entanto, perdas frequentes de material acontecem em razão de falhas de

projeto. Este projeto pretende desenvolver e aprimorar modelos virtuais e físicos para utilização no laboratório de Expressão Gráfica – LABEX, com a utilização de prototipagem rápida. Atenção especial será fornecida para o aprimoramento de encaixes de peças, da economia de material e de tempo para prototipagem. O projeto se desenvolverá no LABEX e LABIND, do centro Blumenau, com a participação de bolsistas voluntários de IC.


Estudante: Gabriel Lucas Bressanini

Título: Armazenador Interativo à Bateria para Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica

Resumo: O desenvolvimento de um país está fortemente relacionado com sua rede elétrica, assim, em países desenvolvidos, a rede elétrica consegue suprir a demanda sem apresentar grandes variações na qualidade da energia entregue. Enquanto que em outros países, a rede de energia não consegue suprir a demanda, além de entregar uma energia elétrica de baixa qualidade, o que afeta negativamente os consumidores. O consumo de energia elétrica vem aumentando conforme o passar dos anos, sendo assim, implementar uma rede que consiga suprir essa demanda é essencial, entre as formas encontradas para garantir que uma rede consiga suprir a demanda de forma inteligente, ou seja, que consiga gerenciar desde a geração até a distribuição desta energia elétrica, estão as redes inteligentes de distribuição de energia elétrica (Smart Grids).


Estudante: Henri Jun Oiwa

Título: Armadilhas Fotográficas para monitoramento ambiental: uma proposta de melhoria técnica

Resumo: Equipamentos de câmera remota são utilizados em pesquisas sobre a ocorrência de animais específicos em áreas específicas, sobre seus hábitos, estimativa de população, detecção de espécies misteriosas ou raras, com o delineamento da distribuição de espécies, a documentação da predação e o monitoramento do comportamento animal. São capazes de gerar grandes quantidades de dados sem apresentar riscos à fauna e podem ser usados ​na conservação ambiental. O monitoramento de fauna em Unidades de Conservação no Brasil é dificultado, em parte, por invasores interessados na caça ilegal de animais silvestres ou na coleta de espécies vegetais protegidas, é proposto neste projeto de pesquisa um estudo em equipamentos do tipo armadilhas fotográficas visando desenvolver um dispositivo de baixo custo, com o objetivo de auxiliar e intensificar pesquisas no Parque Nacional da Serra do Itajaí (PNSI). Por meio de parceria entre o ICMBio, Instituto Caeté Açú, FAEMA e UFSC, o projeto realizará experimentos em laboratório e em campo.


Estudante: Letícia de Araújo Marchi

Título: Sistema háptico para execução de operações virtuais básicas e coordenação motora

Resumo: A pesquisa preve a construção de um sistema háptico para execução de operações virtuais  básicas,  coordenação  motora  e  controle  de  sistemas  robotizados.  Entende-se  por  “háptica” a ciência  do toque, dedicada  a  estudar  e  a  simular  a  pressão,  a  textura,  a  vibração  e  outras  sensações  biológicas  relacionadas com o toque. Por  outras  parte,  a  crescente  necessidade  de  dotar  as  máquinas,  mecanismos  e  robôs  com  um  certo  nível  de independência  a  fim  de  enfrentar  as  mudanças  rápidas  no  ambiente  circundante,  tem  feito  com  que  novas tecnologias  sejam  requeridas  para  dar  solução  aos  diversos  problemas  que  esta  situação  demanda.  O  estudo  da capacidade de força e o uso de interfaces hápticas em mecanismos e robôs representa uma importante possibilidade de  resolver  os  problemas  implícitos  da  interação  de  estes  equipamentos  com  o  entorno  circundante  apresentando um enorme potencial de pesquisa na tentativa de resolver problemas implícitos à autonomia do robôs.


Estudante: Luiz Otávio Limurci dos Santos

Título:  Controladores Robustos Aplicados a Conversores CC-CC

Resumo: No presente trabalho foi realizado o projeto de conversores CC-CC, que são circuitos capazes de entregar na carga um valor de tensão contínua maior ou menor que o aplicado na entrada. O objetivo do trabalho é apresentar o dimensionamento e modelagem de conversores elevadores e abaixadores de tensão, bem como o projeto e implementação de controladores no domínio da frequência. Por fim, realizou-se testes experimentais e simulados de modo a comparar o desempenho dos controladores projetados.


Estudantes: Martin Hermes Anschau; André Luiz Granemann

Título: Manipulador paralelo planar do tipo 3RRR

Resumo: O  interesse  em  robôs  manipuladores  de  arquitetura  paralela  tem  sido  estimulado  ao  longo  das  últimas  duas décadas devido às vantagens oferecidas em relação às arquiteturas seriais mais tradicionais. O  presente  projeto  tem  como  objetivo  geral  a  construção  e  analise  cinemática  de  um  manipulador  paralelo  planar (MPP)  do  tipo  3RRR  e  sua  operação  através  da  geração  automática  de  trajetórias.  O  manipulador  estudado recebe  esse  nome  por  conter  três  pernas,  cada  uma  contendo  3  juntas  de  revolução  cujos  eixos  são  paralelos  entre se, adicionalmente a primeira junta de cada perna é atuada dando ao manipulador os seus 3 graus de liberdade. A  partir  de  estudos  e  cálculos  envolvendo  a  cinemática  e  a  geometria  do  manipulador ,  inúmeras  aplicações interessantes  envolvendo o controle posicional podem ser desenvolvidas. O hardware do protótipo construído para o MPP  estudado  será  composta  por  uma  base  triangular  maior  (Plataforma  Fixa)  e  três  pernas  que  são  conectadas, cada  uma, usando um  servo  motor aos  vértices  do efetuador  final  do manipulador (Plataforma  Móvel). Com base na geometria  provida  pela  montagem deste  robô  se  fazem  possíveis,  então,  a  obtenção  dos cálculos  da sua  cinemática inversa. Entende-se pela cinemática inversa,  neste caso, a obtenção dos ângulos de cada perna dos motores a partir da posição em que se encontra o efetuador final do manipulador.