Sessão – Eng. Têxtil – 2018

Estudante: Aline Heloisa Rauh Harbs

Título: Comportamento das fibras sintéticas provenientes de fontes naturais, como milho e batata, em processos de degradação em solo.

Resumo: Atualmente, os produtos têxteis são desenvolvidos com fibras naturais, sintéticas ou artificiais. As fibras com maior volume de produção e comercialização são as fibras sintéticas, provenientes de fontes não renováveis, como o petróleo. Hoje, existem fibras têxteis alternativas, produzidas de fontes renováveis e de maneira sustentável, a partir de milho e soja, por exemplo, porém, o volume de produção destas é insignificativo. Este trabalho tem como foco desenvolver uma metodologia de produção de filamentos de milho e batata e analisar suas propriedades físicas, como resistência a tração, e sua capacidade de degradação, em comparação com fibras já existentes. Os filamentos foram desenvolvidos em laboratório, a partir de amido de milho e fécula de batata, aliados a diferentes aditivos, como glicerina, fibrilas de algodão – resíduos do processo de fiação – e alginato, com objetivo de melhorar as propriedades físicas dos filamentos. Os filamentos mostraram propriedades físicas promissoras para uso futuro como fibras têxteis.


Estudante: Amanda Schuch

Título: Estudo das propriedades mecânicas, morfológicas e tintoriais de fibras lignocelulósicas

Resumo: É notório o crescimento da utilização de produtos renováveis, com o objetivo de reduzir a emissão de poluição e o efeito estufa. Nesta perspectiva, as fibras naturais apresentam elevado potencial para serem utilizadas em diversos segmentos, como engenharia civil, arquitetura, transporte, design de interiores, vestuário, entre outros. Neste contexto, o presente estudo tem por finalidade estudar as propriedades tintoriais de fibras lignocelulósicas, especificamente de malva e de banana, através de processos experimentais de alvejamento, tingimento, lavação e aplicação de amaciante, a fim de funcionalizar as fibras para a utilização em novas aplicações, diferentes das quais estão habitualmente determinadas. Os resultados mostraram que as fibras naturais, após beneficiadas, apresentam elevada capacidade de serem utilizadas em outras áreas, porém, há ainda muito a ser investigado com o objetivo de agregar valor a estas fibras, que em muitos casos são simplesmente descartadas ao ambiente.


Estudante: André Luiz Marquardt

Título: Têxteis funcionais com propriedades

Resumo: A partir de recentes publicações observa-se que a funcionalização de materiais têxteis com propriedades como retardamento de chama, proteção UV, atividade antibacteriana, auto-limpante e superhidrofóbica aumentou consideravelmente em dispositivos médicos, militares e artigos técnicos em geral. Em paralelo, a descarga plasmática vem sendo consideravelmente estudada, se mostrando muito promissora quanto a modificações superficiais em substratos têxteis. Pesquisas demostram ótimos resultados na melhora de níveis de solidez, diminuições no tempo de processos e da carga poluidora, sendo estes, grandes atrativos para a continuidade de estudos desta área. Neste trabalho foram feitos levantamentos bibliográficos em periódicos conceituados, buscando-se apresentar os principais efeitos obtidos pela aplicação de tecnologias de modificação superficial. Em laboratório trabalhou-se majoritariamente na funcionalização de malha, 100% meta-aramida e 100% algodão, sendo posteriormente aplicadas microcápsulas termocrômicas (MT) e um agente de acabamento têxtil (fluoroquímico). Modificações superficiais bem como as interações entre os agentes funcionalizadores e o tecido foram analisadas com a utilização técnicas como ângulo de contato estático e dinâmico, microscopia eletrônica de varredura (MEV), espectroscopia de reflectância, solidez à fricção e à lavagem. Resultados evidenciaram um tecido anti-chama, propriedade intrínseca à fibra de meta-aramida, com excelente hidrofobicidade e repelência a sujidades. O efeito termocromático do tecido desenvolvido também foi confirmado após aquecimento e resfriamento do mesmo. Além disso, verificou-se que o tecido de meta-aramida e algodão previamente tratados com o polieletrólito PDDACl demonstrou uma maior adsorção de microcápsulas termocrômicas, confirmadas pela análise de MEV e pelos valores de força colorística (K/S) obtidos.


Estudante: Carolina D. K. Cavalcanti

Título: Comparação entre diferentes membranas utilizadas no processo de destilação por membranas para tratamento de águas residuais da indústria têxtil

Resumo: Neste trabalho foram testadas três membranas diferentes (PTFE, PP e PA) aplicadas ao processo de destilação por membrana por contato direto para tratamento de soluções sintéticas de corante (30ppm) nas cores preto e vermelho, das classes de corantes dispersos e reativo. Foi avaliado o comportamento do processo no período de três horas do processo de DMCD por meio do fluxo de permeado e taxa de rejeição de cor. Os melhores valores de fluxos de permeado foram obtidos com as membranas de PTFE e PP devido à alta porosidade, alta hidrofobicidade e baixo grau de absorção de líquido que estas membranas apresentam. O baixo fluxo de permeado observado com a membrana de PA ocorreu devido à estrutura densa da matriz polimérica. Em todos os casos houve uma taxa significativa de rejeição de cor, sendo o menor valor obtido maior de 95,9 %. O maior valor de fluxo final alcançado foi de 24,3 kg·h^-1·m^-2 com a membrana de PTFE, indicando que este é o melhor material para ser utilizado no tratamento de águas residuais da indústria têxtil.


Estudante: Daniele Kuhn

Título: Determinação do mecanismo de tingimento de corantes naturais, diretos, ácidos e catiônicos por meio da avaliação da  cinética e isotermas.

Resumo: Há uma grande preocupação no atendimento ao tripé sustentabilidade, economia e sociedade, onde a busca pelos recursos renováveis, a redução de impactos, o controle econômico e o desenvolvimento da sociedade são metas constantes. Este projeto sugere a aplicação do pigmento natural da borra de vinho, bem como avalia o comportamento de diferentes tipos de corantes (natural, direto, catiônico e ácido). Os resultados dessa aplicação são comparados entre si, como forma de avaliar a diferença entre seus mecanismos e solidez. Como resultado final, o projeto também tem por objetivo, uma melhor formação dos atores envolvidos, através da educação ambiental, levando em consideração o reaproveitamento de resíduo. Estes atores são bolsistas, docentes, interessados no tema e a sociedade como um todo, através da disseminação do conhecimento.


Estudante: Gabrieli Coelho de Souza Heimoski Ribeiro

Título: Avaliação da adsorção de corantes têxteis com adsorventes obtidos de resíduos sólidos industriais e agrícolas

Resumo: O crescimento do setor industrial e sua consequente ação através de impactos ambientais dos mais diversos níveis vêm tornando a busca por alternativas eficientes que realizem a remoção de corantes de efluentes líquidos cada vez mais atraentes e necessárias. Diversos são os processos utilizados para o tratamento dos efluentes líquidos em indústrias têxteis, os quais podem ser destacados: adsorção por carvão ativo, processos microbióticos, oxidação fotocatalítica e decomposição enzimática. O projeto tem como objetivo estudar as potencialidades da aplicação de adsorventes oriundos de resíduos sólidos industriais e agrícolas para a remoção de corantes têxteis. Com isso, além de proporcionar melhores resultados de qualidade nos efluentes tratados, o projeto propõe a redução de disposição dos resíduos em aterros ou em alguns casos, em locais inadequados.


Estudante: Renato Mari

Título: Extensão de vida do produto: uma proposta de indicadores de durabilidade do produto têxtil

Resumo: Estudos sobre vida útil do produto, extensão de vida do produto e durabilidade apresentam aspectos paradoxais para a indústria, uma vez que à primeira vista, poderia haver redução de vendas, redução de produção e, consequentemente, redução de lucro. No entanto, novas estratégias no processo de desenvolvimento de produtos podem ser propostas, contribuindo, por exemplo, para a fidelização do cliente. Este projeto teve como principal objetivo, identificar as principais estratégias para extensão de vida do produto. Foram focados produtos do segmento têxtil, tendo em vista que a UFSC/campus Blumenau se localiza geograficamente próxima a grandes empresas do setor. Foi realizada revisão sistematizada bibliográfica, entrevistas e aplicação de questionários com representantes de empresas e análise qualitativa dos dados.